Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

terça-feira, 7 de abril de 2009

HOMEM ÁRVORE-UMA DOENÇA HEREDITÁRIA E CRUEL

video







Epidermodisplasia Verruciforme ou doença do 'Homem Árvore', como é popularmente conhecida, é uma doença hereditária extremamente rara que leva a formação de verrugas na pele (principalmente nos pés e nas mãos) que nunca param de crescer.Dede, como é chamado na Indonésia, é conhecido no mundo todo por ser portador dessa terrível doença.

Em agosto de 2008, Dede foi submetido a uma intervenção cirúrgica para remover 6kg de verrugas de seu corpo.




Mas essas verrugas estão crescendo novamente, e Dede precisa de ajuda para fazer novas cirurgias. Essa doença não tem cura, e para que Dede tenha uma qualidade de vida melhor, é preciso ser submetido a cirurgias anuais (ideal seria duas vezes ao ano).





Dede tem 37 anos, já foi casado e tem dois filhos. A primeira verruga foi percebida em seu joelho quando ele era adolescente. A medida que o tempo foi passando e seu corpo sendo coberto pelas verrugas, muitos problemas na vida de Dede foram aparecendo: Perdeu o emprego, a mulher o abandonou, passou a ser evitado pelos vizinhos e a maioria das atividades normais do dia a dia de um homem, como atender telefone, pescar, trabalhar, etc, ficaram limitadas.Em um dado momento de sua vida, Dede trabalhou em um circo e dessa maneira conseguiu mobilizar a atenção pública, recebendo doações e ajuda do governo para realizar um tratamento.Com as doações recebidas, Dede também comprou um terreno onde planta arroz, e comprou um carro usado para que os parentes possam levá-lo ao hospital.Recentemente a Discovery Channel fez um documentário mostrando as aflições que essa doença causa ao 'Homem árvore', um ser humano vítima de uma doença sem cura, mas que pode ter seu sofrimento amenizado, caso o governo na Indonésia assuma a responsabilidade e forneça assistência necessária ao cidadão Dede.



E epidermodisplasia verruciforme (EV) é genodermatose rara, caracterizada pela susceptibilidade à infecção por tipos distintos de papilomavírus humanos (HPV).Os vírus encontrados na EV são em sua maioria específicos da doença, sendo denominados HPVs associados à EV (HPVEV). A enfermidade inicia-se usualmente na infância, entre os cinco e os 11 anos de idade, manifestando-se por múltiplas lesões de verrugas planas-símile e/ou máculas semelhantes à pitiríase versicolor (PV). Após a terceira década de vida, cerca de 30 a 50% dos doentes podem desenvolver câncer da pele, freqüentemente múltiplos e preferencialmente nas áreas de intensa exposição solar.A doença apresenta alterações imunológicas sobretudo da imunidade mediada por células. Essa deficiência imunológica parece ser local e específica, e a presença de polimorfismos genéticos no complexo maior de histocompatibilidade (MHC) determina apresentação inadequada de antígenos específicos do HPV a suas células de defesa.Os doentes desenvolvem infecção disseminada e de longa duração pelo HPV, a qual tardiamente pode desencadear distúrbios inespecíficos de sua imunidade celular.

O único tratamento conhecido é a remoção cirúrgica das verrugas que voltam a crescer em seguida, o que exige cirurgias freqüentes.

CASO CLÍNICO

RELATO DO CASO: M.D.S., 50 anos, sexo masculino, casado, cor branca, aposentado, católico, procedente de Presidente Prudente, natural de São João de Belmonte - PE. Paciente refere aparecimento de lesões verrucosas em MMSS e MMII há 37 anos, acompanhada de prurido e dor, que evoluíram progressivamente. Procurou o serviço de Bauru em 1999, onde foi diagnosticado Epidermodisplasia Verruciforme, iniciando tratamento com Acitretina 25 mg 2 cp/dia, com melhora intensa do quadro, com regressão parcial das lesões. Foi transferido para o HU de Presidente Prudente em junho de 2002, para acompanhamento ambulatorial, fazendo uso de Acitretina 25 mg/dia e fotoproteção tópica. Em setembro de 2004, o paciente apresentou lesões eritematosas anestésicas em antebraço direito, foi realizada biópsia compatível com hanseníase tuberculóide. Ao exame dermatológico: placas verruciforme em MMSS e MMII, múltiplos, confluentes, de limite impreciso e contorno irregular. Antecedentes pessoais: nega HAS, nega Diabetes, refere ter feito cirurgia para retirada de câncer de pele em orelha, braço e sombrancelha.

DISCURSSÃO: A Epidermodisplasia Verruciforme é uma condição hereditária associada à alteração de resposta imune, que apresenta uma predisposição muito aumentada ao aparecimento de carcinomas de pele em papilomas contendo HPV tipo 5 e 8, sobretudo em áreas expostas à luz solar; é uma genodermatose rara, sendo mais freqüentes em pacientes imunodeprimidos, tais com transplantado renal e paciente aidéticos. Observamos neste caso manisfestacoes bastante características da patologia com boa resposta à terapêutica com acitretina e uma enusitada associação com hanseníase tuberculóide.

13 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional.Gostei da novidade.

Amanda Souza disse...

Snsacional. Gostei da novidade.

Sabrina Carvalho disse...

Poxa, isso existe mesmo? Caramba.Sensacional mesmo.Adorei a matéria.

Juliana disse...

Bem legal mesmo, acho que dessa forma teremos um site que será de grande ajuda para as nossas pesquisas.Precisamos mesmo dessa atitude.Parabéns.

Rafhael disse...

Gotei muito da iniciativa.
Não sou da sua faculdade, sou da Uff, e achei muito legal esse Blog,e já estou divulgando mesmo para quem não é da Uff. sei que será um sucesso.

Leonardo disse...

Sou da Uff, mas não faço Enfermagem. Tenho muita curiosidade e pretendo fazer, através de um amigo fiquei sabendo desse Blog.Achei bem interessante a iniciativa.

Humberto disse...

PARABÉNS, O Blog está ficando show.

Fernando disse...

Olá , sou de Santa Catarina, e achei seu Blog muito legal, parabéns.

Laíse disse...

Parabéns pelo site. Muito bom, ficarei acompanhando. É muito importante, só informação. Obrigada.

tatiana disse...

É realmente impressionante. já havia lido sobre o "homem arvore" em outro site mas não de forma tão abrangente. Excelente matéria. espero pesquisar sobre outros assuntos.
tatiana

Anônimo disse...

eu assisti esse documentário e descuto sobre essa doença na faculdade

fernando disse...

estava olhando as doenças que na internet havia quando comecei me deparei e fiquei muito comovido com a sua historia me coloquei no seu lugar senti um grande peso na minha alma por ver a sua situaçao eu sou evangelico acredito que este sofrimento que vc esta passando mas tarde vai servi de recompensa porque jesus disse que iria preparar morada eu acredito que uma morada dessa e sua porque ele deu a sua vida para nos salvar pesso que vc acredite em jesus cristo o importante nao e so essa felicidade aqui mas o inportante o que o senhor foi preparar pra que adianta o homem ganhar todas as coisas boa deste mundo e perder a salvaçao nao adiantaria de nada talvez vc se pergunte porque deus fez isso comigo a resposta deus nao poupou o seu filho na cruz do calvario imagine eu e vc mas o bom de tudo isso porque jesus deu a sua vida por nos deixo a paz do senhor convosco amem

Hanna disse...

Existe um medicamento, estudado por um médico nos EUA, chamado acitrenina. O tratamento com essa droga foi sugerido a Dede, mas ele não aceitou - não vi informações sobre o motivo da recusa - e continua trabalhando em um clã de aberrações no circo de sua região.
Informações obtidas no DISCOVERY CHANNEL

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.