Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 25 de março de 2009

Myra Estrin Levine - Teoria Holística

Myra Estrin Levine 1920-1996. Caracteriza o homem como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente; além deste ponto, este modelo preocupa-se com o paciente que adentra em um estabelecimento de saúde necessitando de assistência, ou seja, com estado de saúde alterado. Essas mesmas características são encontradas no paciente cirúrgico.
Em seu modelo conceitual, Levine desenvolveu quatro princípios de conservação: de energia, da integridade estrutural, da integridade pessoal e da integridade social do paciente. O modelo conceitual de Levine centraliza-se na intervenção da enfermagem, na adaptação e na reação dos pacientes à doença.
Levine entende que o ser humano deve ser visto no todo, o que leva o indivíduo a um ser complexo que é dependente de sua relação com os outros, as dimensões dessa dependência está ligada com os quatro princípios de conservação, e que esta dependência existe em todas as passagens de sua existência, na sobrevivência; afirma também que o enfermeiro deve estar consciente dessa dependência e estar preparado para atuar na transformação que o estresse causado por algum desequilíbrio possa alterar o funcionamento do organismo humano. Levine acredita que o enfermeiro deve assumir a ajuda ao paciente para transformá-lo e auxiliá-lo na adaptação às mudanças oriundas da doença.

Levine entende enfermagem como uma disciplina, o atendimento de enfermagem é um processo no qual as intervenções estão baseadas na avaliação, utilização dos princípios de conservação, reconhecimento de mudanças comportamentais; está centrado em um método científico e promove cuidado integral.
A meta da enfermagem, segundo LEVINE (1973) é manter ou recuperar uma pessoa para um estado de saúde, através dos princípios de conservação. A conservação da energia que consiste no primeiro princípio, refere-se ao equilíbrio entre a energia de saída e a energia de entrada, com o propósito de evitar cansaço excessivo utilizando repouso, nutrição e exercícios adequados. A autora acrescenta que a habilidade do corpo humano, é dependente do seu balanço de energia, e a energia exigida pelas alterações fisiológicas durante a doença, representa uma exigência adicional nos sistemas de produção para a cura.

O segundo princípio, conservação da integridade estrutural, refere-se à manutenção ou recuperação da estrutura do corpo, ou seja, a prevenção do colapso físico e a promoção da cura. Em muitos casos conforme relata Levine, as pessoas estão expostas a fatores ameaçadores no meio ambiente para infligir ferimentos, o corpo processa um número de sistemas de defesa eficientes que o protegem da perda de fluídos, introdução de microorganismos, habilidade para locomoção, adaptações rápidas nas mudanças de temperaturas externas, umidade e outras. Somente o organismo intacto pode mover-se com liberdade e sem restrições no meio.

O terceiro princípio, conservação da integridade pessoal, refere-se à manutenção ou recuperação da identidade e auto-estima do paciente, sendo que para Levine o senso de identidade é a mais completa evidência de totalidade. Para a autora, existe sempre uma parcela da vida das pessoas que é dividida através de experiência comum, mas a decisão de dividir ou não é sempre uma expressão da privacidade de alguém, relata também que a entrada de uma pessoa no hospital tem sempre significado um sacrifício da integridade pessoal, outros tomarão decisões, que no passado o paciente fazia sozinho.

O último princípio, conservação da integridade social, consiste no reconhecimento do paciente como um ser social, envolve a interação humana, particularmente aquelas que são importantes ao paciente. Levine menciona que a doença é freqüentemente solitária, e nas horas estressantes, as interações com outras pessoas tornam-se mais importantes, não somente o paciente continua envolvido nas preocupações das outras pessoas, como também novos problemas com a hospitalização podem ser resolvidos pela participação de todos que são incluídos em sua vida social. Assim, as forças das relações humanas são necessárias e para Levine consiste falha não considerar a família e os amigos do paciente.Para Levine, conservação significa manter a unicidade ou equilíbrio adequado e o propósito da conservação é a manutenção da integridade da pessoa. Assim, considerando que o paciente submetido ao procedimento anestésico cirúrgico sofre mudanças bruscas em sua totalidade e requer uma adaptação favorável para o restabelecimento de seu estado de saúde, selecionamos este modelo para fundamentarmos nosso estudo.
Foco: Homem

Homem: Indivíduo como um todo dinâmico, em constante interação com o ambiente dinâmico

Saúde: Resposta sistêmicas do homem ao meio ambiente mantendo e defendendo o seu todo

Ambiente: As alterações internas e externas estimulam fisiologicamente os níveis de resposta
do organismo

Enfermagem: A ação da enfermeira é conservadora, procurando manter íntegros os mecanismos de defesa biológica fundamentais do indivíduo

11 comentários:

karen ketley disse...

Olá meu nome é karen, gostei muito do assunto tratado sobre a teoria de Levine.Podem ter certeza foi muito util para mim, porem eu acho que deveriam ter comentado um pouco mais sobre a história da vida dela e não só focar na teoria no qual ela enventou,fora isso está ótimo!

muito obrigada!

Gisleide disse...

Olá..
sou estudante de enfermagem e gostei muito da forma que abordaram essa teoria. É exatamente sobre isso que costumo ver nas provas de concursos.
Obrigada!quented

Anônimo disse...

olá..Sou estudante de enfermagem, e acabei lendo esta teoria para montar um trabalho da faculdade..
gostei muito...
M.A.T

GODOY disse...

Olá! me chamo: Ronaldo; sou acadêmico de Enfermagem do 1º período, e gostei muito dessa teoria por tratar o homem ( ser humano), como um todo,por avaliar e acompanhar o paciente em todas às dimensões, indo além do campo da enfermagem; de uma forma humanitária. obrigado! pelo o aprendizado, me ajudou muito no meu trabalho. BM -RJ.

Anônimo disse...

olá sou aadêmica de enfermagem,gostei muito da abodagem das teorias de Levine, acho eu; que vai ser muito ultil pararealizaçães dos trabalhos.

Anônimo disse...

"enventaram"??? NOSSA!!!

Anônimo disse...

olá meu nome é josi estudo enfermagem e adorei o texto sobre a teoria de levine foi muito interessante e acredito que me ajudará nos meus estudos e no futuro adiate na pratica!

Anônimo disse...

Simples mas objetivo o texto. Parabéns. Mais cuidado aos acadêmicos de enfermagem. Enfermeiro tem que escrever bem, usar a pontuação, ortografia, e coerência. Sucesso a todos!

Anônimo disse...

gostaria de saber que referência bibliográfica você utilizou, estou fazendo monografia para especialização, e vou utilizar essa teoria para o embasamento da minha SAE

Karen Kelli disse...

Muito bom o texto, vou fazer um trabalho na faculdade sobre esse tema e será muito útil. Parabéns !!! E muito obrigada...

Anônimo disse...

texto bom mas um fundo verde limão e pra cegar o cidadão!

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.