Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

domingo, 22 de março de 2009

Sistematização da Assistência de Enfermagem...O que é isso?

Imagine a Enfermagem apenas como uma arte de cuidar...Isto é verdade?
Bem, não podemos negar que a enfermagem tem o papel de cuidar, porém, nosso dever vai muito além disso.
A resolução 272 do COFEN, de 2002, determina que a implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição de saúde púplica ou privada.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro. O primeiro passo para a implementação da SAE é a escolha de uma teoria de enfermagem, que é usada para direcionar as demais etapas da sistematização da assistência. Após isto, é implementado o processo de enfermagem que é constituido por 5 etapas:

  1. Investigação
  2. Diagnósticos de enfermagem
  3. Planejamento dos resultados esperados
  4. Implementação da assistência de enfermagem
  5. Avaliação da assistência de enfermagem

Este processo fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva. Ou seja, isto nos mostra mais do que nunca que a enfermagem é uma ciência muito além de apenas cuidar do paciente. Portanto enfermeiros, vamos fazer ciência e mostrar realmente do que somos capazes. Lembre-se: um hospital sem enfermagem simplesmente não funciona!

Fonte:
SAE - Sistematização da Assitência de Enfermagem: Guia Prático
Autoras: Meire Chucre Tannure e Ana Maria Pinheiro Gonçalves

=

11 comentários:

Giuliane disse...

Muito boa essa iniciativa! Sou enfermeira, trabalho em clínica cirúrgica e recentemente implantamos a SAE no setor que trabalho. Tem sido gratificante. Tenho me dedicado bastante, já fiz alguns cursos de curta duração sobre SAE, comprei alguns livros inclusive o SAE (Tannure, 2008, Diagnósticos de Enfermagem da NANDA e dei uma revisada em semiologia e semiotécnica. No início é complicado pois temos que nos adaptar aos diagnósticos de enfermagem, mas com dedicação... Percebemos o quão científica é a arte da enfermagem. Espero que todos os enfermeiros tenham essa iniciativa.

Márcia Florêncio disse...

Obrigada amiga, conto com vcs tb para isso, com criticas, sugestões e etc...Beijinhos...

ANDREA disse...

SOU ACADEMICA DO 6º SEMESTRE DO CURSO DE ENFERMAGEM DA URI SANTIAGO-RS E ESTOU CONHECENDO A SAE PELA PRIMEIRA VEZ ESTE ANO POIS ESTOU RETORNANDO APÓS QUATRO ANOS FORA DA FACULDADE. ACHO MUITO INTERESSANTE A IMPLANTAÇÃO DA SAE NAS INSTITUIÇÕES PÓIS ISTO FACILITA MUITO MAIS A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE, E NOS PERMITE CONHECER MAIS PROFUNDAMENTE O MESMO.

Paula disse...

kelen ortega disse,ola colega to lendo pela primeira vez a sua escrita.estou no 7 sem. de enfermagem hoje no final do estagio na maternidade,falamos sobre a sae.pow legal nois como enfermeira temos que implantar coisas nos e construtivas.um abraço.campo grande mato grosso do sul.

ALBERT disse...

muito bom o blog
parabens

Márcia Florêncio (visulaizar perfil) disse...

Obrigada a todos pelo carinho e incentivo, tento fazer o melhor com o pouco tempo que tenho. Esperoi sempre ter a ajuda de vcs.

Kelly disse...

Olá sou Acadêmica ,estou no 1° de Enfermagem e já estou estudando um pouco sobre a "SAE" e pelo o que já vi ,gostei muito ,estou muito ansiosa para começar a fazer estagio e exercer está profissão tão Linda...Abraços

Anamaria disse...

OI!sou academica de enfermagem,estou consultando esse blog para aprofundar meus conhecimentos sobre a SAE, existem alguns errinhos,de portuques.,por menores que seja traz um pouco de inseguranca e inconfiabilidade,o conteudo è bom,desculpe o atrevimento mais se vamos fazer algo pra melhores, acho valido a critica,bom dia a todos.

Anônimo disse...

Olá Ana Maria, antes de fazer uma crítica avalie se o seu "mais" não seria uma interjeição...não deveria ser MAS???? Desculpe o atrevimento mas a crítica é sempre válida não é mesmo???

MEL SANTOS disse...

PARABÉNS E MUITO OBRIGADA FOI ATRAVEZ DO SEU BLOG QUE TIREI DUVIDAS SOBRE O SAE E PASSEI NA ENTREVISTA CAIU TUDO QUE SEU BLOG FALA .... OBRIGADA

Anônimo disse...

devia gerar uma via de comuniação de perdidos e achados, para podermos localizar ,colegas que não vemos mais

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.