Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OSSO ( CORPO HUMANO )
O osso é formado por dois tipos distintos de componentes: a matéria  orgânica e a matéria mineral. A matéria orgânica é constituída por células especializadas, por colagénio e por     uma substância essencialmente amorfa, os quais se dispõem de modo a formar uma espécie de estrutura semelhante aos ferros de uma construção de betão armado. Por conseguinte, esta substância orgânica costuma acolher os elementos minerais, como o cálcio e o fósforo, cuja presença confere característica dureza aos ossos.   


O esqueleto humano tem como função principal sustentar e dar forma ao corpo, mas também proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.

Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio.

É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.

O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.

Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.

Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.


Tipos de ossos


Ossos longos:  o comprimento predomina sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.

Ossos curtos:  têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.

Ossos sesamóides:  todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ex: patela.

Ossos laminares (que faz cair em desuso o termo plano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc.

Ossos irregulares:  não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc.

Ossos pneumáticos:  ossos irregulares localizados no crânio e que apresentam cavidades que contém ar. Ex: frontal, esfenóide, maxilar, etc.

Quando o bebê nasce, seu esqueleto é formado predominantemente de cartilagem, um tecido elástico, composto por fibras que operam juntamente com o osso para a formação do sistema ósseo adulto. O bebê nasce com 350 ossos moles, mas muitos deles se fundem a medida que ele vai cresecendo. Por esta razão, o esqueleto típico de um adulto tem somente 206 ossos que funcionam como alavanca para os músculos se movimentarem.

O osso, por ser um tecido vivo e ativo, se renova constantemente até a fase da adolescência, que é quando ele amadurece em seu estado adulto. Na infância, o esqueleto passa por diversas etapas de desenvolvimento e fortalecimento. Nesta fase, novas células ósseas são formadas, enquanto as células antigas são frequentemente reabsorvidas. O crescimento dos ossos longos acontece principalmente na epífise, ou cabeça do osso. Ferimentos nessa região podem prejudicar o crescimento ósseo.

Obs:
A medula óssea vermelha é a responsável pela produção de células sanguíneas, e a medula óssea amarela é responsável pelo armazenamento de triglicerídeos (gorduras).


Fonte:
http://carvagner.br.tripod.com/corpo/ossos.htm
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=365


Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.