Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 14 de junho de 2010

DERMATITE SEBORRÉICA OU CASPA



Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

A causa da Dermatite Seborreica é desconhecida, mas a oleosidade excessiva da pele, juntamente com um fungo, o Pityrosporum ovale, estão envolvidos na causa da doença. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios masculinos (androgênios), por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, normalmente devido a algum nível de androgênio materno ainda presente na criança.

Manifestações clínicas

A Dermatite Seborreica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional.

As manifestações mais freqüentes da Dermatite Seborreica ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma freqüente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.

Quando a Dermatite Seborreica se instala na pele, as lesões costumam ser avermelhadas com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas da pele são o rosto, principalmente em torno do nariz, supercílios e fronte, orelhas e região retroauricular (atrás da orelha) e o centro da região torácica anterior e posterior.

Uma outra apresentação da Dermatite Seborreica é a chamada Blefarite Seborreica, que atinge as pálpebras (caspas nas pálpebras). A Dermatite Seborreica pode ainda apresentar lesões em áreas de dobra de pele, como as axilas e sob as mamas. Casos graves de Dermatite Seborreica podem evoluir para a generalização das lesões, atingindo grandes áreas da pele.

Tratamento

Não existe medicação que acabe definitivamente com a Dermatite Seborreica porém seus sintomas podem ser controlados. Deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas e o banho muito quente. O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de xampus, loções capilares ou cremes. Em alguns casos, medicações via oral podem ser utilizadas. A escolha do tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas e deve ser indicado por um médico dermatologista.

Evitar o estresse ou tratar problemas emocionais que possam estar mantendo o quadro pode colaborar para a melhora. A exposição solar moderada é de grande ajuda. Embora não exista uma forma definitiva para se acabar com essa dermatite, é perfeitamente possível conseguir a remissão total da doença, praticamente como se fosse uma cura clínica.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

Orientar a família qto aos cuidados e tratamento, prevenir infecções secundárias;
Manter unhas curtas;
Manter cabelo curto facilitando a higiene do mesmo;
Passar solução prescrita pelo médico no couro cabeludo no mínimo 2hs antes do banho e proteger os olhos;
Utilizar sabão neutro para higiene do mesmo.
Remover no banho somente as crostas q estao soltas, para evitar sangramento e perdas cutâneas;
Evitar uso de roupas de lã e superaquecimento
Alterar decúbito freqüentemente;
Atentar para sinais precoces de infecções cutâneas secundárias, observando olhos e ouvidos;
Orientar a família sobre os cuidados após a alta, a higiene, prevenção, etc

Fonte:
http://www.dermatologistas.com.br/dermato/a_participe.htm
http://www.dermatologistas.com.br/dermato/Doencas/psoriase.htm
http://www.doctorbbs.com/saude/psoriase/psoriase.html
http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/dermato.html

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.