Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CIANOSE


Cianose, termo de origem grega e que significa azul-escuro.
A cianose é a coloração azulada ou roxa que aparece na boca, na pele ou unhas. A cianose não é uma doença, mas sim um sintoma de falta de oxigênio no sangue.O ar que respiramos possui oxigênio que ao entrar no pulmão é transferido para o sangue, quando o ar que inspiramos tem pouca quantidade de oxigênio como acontece em grandes alturas ou quando há muita poluição, é comum a cianose aparecer.A cianose também aparece quando há má circulação sanguínea naquele local específico ou quando o indivíduo sente frio.

O primeiro tem uma cor mais escura, é o que corre pelas veias até o pulmão. No pulmão a hemoglobina do sangue perde o gás carbônico e recebe oxigênio. Com essa troca ele se transforma de sangue venoso em sangue arterial, que é um sangue de cor mais viva, rutilante e que tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo. Em média o sangue de uma pessoa normal, adulta, contém de 12,5 até 15 gramas de hemoglobina. Quando 5 gramas ou mais da hemoglobina do sangue arterial estão sem oxigênio, costuma surgir na pele ou nas mucosas uma cor azulada, denominada de cianose. Existem três tipos de cianose, a central, a periférica e a diferencial.

Central

O sangue já chega desoxigenado (>5g/dL) aos capilares por falta de oxigenação do sangue nos pulmões. Exemplos: diminuição da pressão parcial de O2 inspirado, doenças que prejudiquem a ventilação ou a oxigenação pulmonar, ou doenças cardíacas que cursem com desvio de sangue do lado direito para esquerdo sem passagem pelo pulmão (shunt direito-esquerdo); depressão do centro respiratório (responsável pelo controle da respiração). Sinal clínico: língua, mucosas orais e pele azuladas.


Periférica

Ocorre pela demasiada desoxigenação pelos tecidos periféricos, sendo generalizada ou local. Sinal clínico: pele azulada, mas a língua e mucosas orais não.

-Generalizada: na hipotensão grave há baixa perfusão, aumentando a extração de O2, com consequente aumento de desoxi-Hb;

-Localizada:

-por trombose venosa e insuficiência cardíaca direita há estase sanguínea (causando lentificação do fluxo sanguíneo) com maior extração de O2;

-por obstrução arterial e exposição a baixas temperaturas há, como na hipotensão, diminuição da perfusão.


Diferencial

A diferencial é a cianose que aparece em alguma parte do corpo, ou só nas pernas ...



O tratamento para a cianose dependerá da causa do seu aparecimento, podendo incluir o uso de máscara de oxigênio, vestir roupas mais quentes, ou até realizar alguns pequenos exercícios físicos para melhorar a circulação sanguínea.


Fonte:
http://www.tuasaude.com/cianose/
http://www.jcnoticias.com.br/index.php?Conteudo=noticias&c=saude_fitness&subMod=saude_fitness&Codigo=148

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.