Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

domingo, 21 de novembro de 2010

DESMAIO


O desmaio é a perda temporária de consciência como resultado de uma diminuição transitória de fluxo de sangue para o cérebro. A tontura é uma sensação vaga de vertigem ou de que a pessoa vai desmaiar.

Existe uma fator importante sobre o desmaio que as pessoas desconhecem: O desmaio, independentemente da causa, é uma reação de defesa do organismo. Isso mesmo! Desmaiar é uma defesa natural e acontece quando o sangue não consegue atingir e irrigar o cérebro de forma suficiente. Isso provoca uma falta de oxigenação para os neurônios e a pessoa começa a perder a consciência. É como se o “organismo derrubasse o corpo” para que o sangue que está nos membros, tenha mais facilidade de chegar ao cérebro!

Algumas pessoas ao passar por emoções fortes, presenciar acidentes, ver sangue, ou até mesmo o fato de entrar em um hospital, acabam tendo uma perda parcial ou completa de consciência. Isso acontece por que, para essas pessoas, naquele momento há uma descarga de adrenalina muito intensa. Essa substância em excesso no organismo, provoca uma vasoconstrição, ou seja, as artérias diminuem a espessura e fazem o sangue chegar com dificuldade e em pouca quantidade às células cerebrais. E o que acontece quando o cérebro não recebe oxigenação? Ele simplesmente provoca a perda das capacidades cognitivas, terminando na perda parcial ou total da consciência: O desmaio!

Você se levanta muito rápido (hipotensão postural). Quando isso acontece, o sangue não tem tempo suficiente para chegar ao cérebro, provocando a tontura. Quem tem pressão baixa tende mais a ter esse problema.

Existem situações específicas, algumas doenças podem levar oo demaio, o médico deverá avaliar sua causa.

Fonte:




Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.