Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

HEMATOMA



Define-se como uma coleção ou acúmulo de sangue, em determinado lugar do organismo, devido à ruptura de vasos sangüíneos ou veias, e conseqüente extravasamento. O hematoma também é conhecido como nódoa negra.

Caracterizam-se por manchas escuras, que podem ser castanhas, encarnadas ou azul-negro, localizadas sob a pele, unhas, órgãos e tecidos. Os hematomas geralmente são causados por algum tipo de choque, traumatismos, acidentes, alterações hematológicas ou outros.

A gravidade dos hematomas dependerá da sua localização (tecidos, unhas, pele, órgão, etc.), e também da formação ou não de coágulos ( coagulação sangüínea que forma grumos de células).

Os hematomas podem aparecer logo após a coleta de sangue para exames laboratoriais, devido justamente à evasão de sangue fora do vaso sangüíneo pós-coleta. Ocorrem em casos de muita sensibilidade, veias finas e delicadas, com muita pressão, falta de compressão adequada do local de punção, em indivíduos de todas as idades, mas mais comuns em idosos ou crianças ou ainda no caso de pacientes que fazem uso de medicamentos que alteram a coagulação de sangue, como por exemplo: a aspirina.

Tratamento

Os hematomas podem ser detectados visualmente, ou em determinados casos através de exames por imagiológicos. Na grande maioria dos casos revertem-se espontaneamente sem causar maiores problemas, podendo apenas tornarem-se inconvenientes esteticamente. Porém dependendo da sua extensão ou em que órgão está localizado, por exemplo no cérebro, com formação de coágulos, então, o tratamento deverá se acompanhado por profissionais especializados, geralmente um médico neurologista que indicará métodos adequados, como por exemplo a drenagem cirúrgica.



Fonte:
Dorland, 27ª edição
Dicionário Melhoramentos, Língua portuguesa,pg. 260
Artigo “Exames em geral”, Dra Campos,S., 16/06/2003


Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.