Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A IMPORTANCIA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

O Processo de Enfermagem é uma tentativa de melhorar a qualidade de assistência ao cliente. A assistência de Enfermagem é planejada para alcançar as necessidades específicas do paciente, sendo então redigida de forma a que todas as pessoas envolvidas no tratamento possam ter acesso ao plano de assistência. Quando este plano não é redigido, observam-se omissões e repetições (ATKINSON & MURRAY, 1989). existindo um plano escrito a Enfermeira é capaz de prestar assistência que incluam preferências individuais e as necessidades do cliente. Isto contribui para a continuidade da assistência de Enfermagem.

Outro benefício para o cliente é a participação na assistência. Se este se encontrar em condições de cooperar com o plano de assistência, ele adquire experiência na resolução de problemas de assistência à saúde. Além disso, quando os pacientes estão envolvidos no desenvolvimento dos planos de assistência, torna-se mais provável que colaborem com os objetivos do plano.

Segundo ATKINSON & MURRAY, (1989), além dos benefícios para o pacientes, o uso de um Processo de Enfermagem apresenta vantagens para a Enfermeira. Cada programa de Enfermagem pressupõe que a estudante possa, ao graduar-se redigir um plano de assistência e raciocinar como uma Enfermeira, utilizando o Processo de Enfermagem. Portanto o conhecimento e a capacidade de aplicar o Processo de Enfermagem são essenciais à carreira de Enfermeiro.

GARCIA & NÓBREGA (2000) durante o 52º Congresso Brasileiro de Enfermagem afirmam em sua conclusão que compreendem o processo de enfermagem como um instrumento metodológico de que lançamos mão tanto para favorecer o cuidado, quanto para organizar as condições necessárias para que este ocorra.

Ainda para ATKINSON & MURRAY (1989), “a satisfação profissional de cada Enfermeira aumenta, porque não exerce uma Enfermagem não-coordenada de tipo erro e acerto. Planos de assistência elaborados resultam em créditos para a Enfermeira, demonstrando que a Enfermagem baseia-se na identificação correta dos problemas do paciente. Um sentimento de orgulho e de realização é experimentado, quando os objetivos de um plano de assistência são alcançados e reduzem os problemas do paciente”.

O Processo de Enfermagem também contribui para o crescimento profissional de cada Enfermeira. Quando esta conclui o plano e consegue avaliar a sua eficácia em atingiras necessidades individuais de um paciente, ela aumenta a sua perícia, que pode ser adaptada para satisfazer as necessidades de outros pacientes no futuro. A medida que este aprendizado se expande pela experiência com diversos pacientes, Enfermeira ganha em conhecimento e em experiência.

Assim como o método de resolver problemas fornece a base para a precisão e pensamento disciplinado nas situações do dia a dia, o processo de enfermagem fornece a base do pensamento crítico em enfermagem. Como o método de resolver problemas, o processo de enfermagem consiste de cinco etapas projetadas para acelerar a identificação e o tratamento do problema.” (ALFARO-LEFEVRE, 1996).

GARCIA & NÓBREGA (2000) afirmam que há, uma única forma de não se aplicar o Processo de Enfermagem: evitar o encontro com a clientela que necessita do cuidado de enfermagem. Ocorrido o encontro, inevitavelmente inicia-se o processo; permitir que ele se desenvolva é permitir-se estar cuidando, razão para acreditam terem sido formadas.

Fonte:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmZnbGF1Y298Z3g6MzMyNmNhYzk0YWY0NDRjMA

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.