Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

domingo, 5 de dezembro de 2010

HORDÉOLO OU TERÇOL


Stye02.jpg
Um hordéolo (conhecido popularmente como terçol, terçolho, treçolho ou viúvo) é um pequeno abscesso que ocorre na borda das pálpebras causado pela inflamação de glândulas sebáceas.

O hordéolo não comporta nenhuma gravidade especial, mas pode ser muito doloroso. A inflamação normalmente é causada por uma infecção bacteriana (Staphylococcus) e ocorre com muito mais freqüência em crianças.

Na maioria das vezes, o hordéolo pode ser seco mais rapidamente com a aplicação de compressas embebidas em água quente ou morna. Quando tratados, os hordéolos desaparecem em cerca de uma semana. Em casos mais graves, os médicos geralmente utilizam uma agulha para drenar o pus acumulado. Existem também pomadas elaboradas especificamente para tratar os hordéolos, normalmente compostas por eritromicina.

Causas

Hordéolos são geralmente causados por infecção bacteriana por Staphylococcus aureus. O surgimento de hordéolos pode ser desencadeado por estresse e má nutrição. O compartilhamento de lâminas também pode ajudar a espalhar a contaminação pelo hordéolo.

O hordéolo pode ser causado por excesso de secreção produzida pelas glândulas da pálpebra e por bactérias existentes na pele, ou ainda pela obstrução da glândula sebácea por alguma razão.

O hordéolo pode ser secundário, causado por uma blefarite, condição inflamatória da pálpebra que aumenta a oleosidade e forma uma espécie de caspa nos cílios.

O hordéolo pode ser originado também, de sujeira em contato com os olhos. Ao colocar, por exemplo, a mão no chão ou em lugares sujos e, sem lavá-las bem, levar a mão ao olho.

Maquiagem nos olhos, sem a limpeza adequada, pode ser também responsável pelo seu surgimento.


Sinais e sintomas

Os primeiros sinais são rigidez, dor e vermelhidão na área afetada. Os sintomas tardios incluem sensibilidade à luz coceira, inchaço, lacrimejamento e desconforto ao piscar.


Tratamento

Apesar da maioria dos hordéolos drenarem-se por conta própria, o tratamento com compressas mornas e úmidas pode acelerar o processo de drenagem. Com o tratamento, o hordéolo geralmente se resolve em uma semana. O optometrista não pode diagnosticar. Deve ser tratado por pomadas a serem indicadas por oftamologistas que podem ajudar no processo de tratamento do hordéolo.

Nunca devem ser utilizadas lentes de contato durante o tratamento de um hordéolo. A maquiagem dos olhos também não é recomendada. Também é importante evitar o contato das mãos com o hordéolo.

Epidemiologia

Apesar de serem particularmente mais comum em crianças, os hordéolos podem ocorrer em pessoas de todas as idades. Podem aparecer com mais freqüência em adolescentes devido a alterações hormonais.

Ao contrário da crença popular, os hordéolos não são contagiosos; isto é, não é possível passar terçol de um olho para o outro. É possível o contágio pela bactéria, assim como qualquer bactéria, mas a ocorrência do hordéolo em si não é contagiosa, ocorrendo quando a glândula sebácea infectada é atacada pelo sistema imunológico devido ao acúmulo de oleosidade.
Fonte:
http://yourtotalhealth.ivillage.com/are-styes-contagious.html

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.