Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

sábado, 20 de novembro de 2010

NÁUSEA




Náusea é definida como uma sensação desagradável associada à vontade de vomitar, acompanhada de palidez ou rubor, taquicardia e impulso do vómito.

A náusea geralmente precede o vômito, mas nem sempre a pessoa acaba de fato vomitando.

Vómito ou emese é a expulsão forçada de conteúdo do estômago ou do intestino pela boca, acompanhado pela contracção dos músculos abdominais


Quem são mais propensos a enjoar???


Embora os sofredores mais conhecidos sejam homens, os dados dos estudos sociológicos sobre o enjoo cinético mostram que são as mulheres, os idosos e as crianças (até aos 12 anos).

O cérebro regista o movimento através de três sistemas:

· O somatosensorial, formado por músculos e tendões, fornece dados sobre a posição do corpo;
· O visual, sobretudo o periférico;
· O vestibular, alojado no ouvido interno. Este sistema transmite informação sobre a posição da cabeça e sobre o movimento em relação ao eixo gravitacional. Fá-lo através dos canais semicirculares, que reagem à aceleração angular da cabeça, e dos órgãos otolíticos, encarregados de registar os movimentos horizontais e verticais. Se alguma destas informações for contraditória em relação às outras, o corpo manifesta-se através dos sintomas típicos do enjoo: náuseas, vómitos, sensação de vertigem.

A origem do enjôo tem pequena ou nenhuma relação com o estômago. O enjôo ocorre quando porções do cérebro responsáveis pela manutenção do equilíbrio recebem sinais dos olhos, ouvido interno, músculos e articulações de forma desordenada ou combinada, mas incompatível com o habitual.

Existem várias razões pelas quais uma pessoa pode ter náuseas e vômitos, incluindo:
 
O movimento de um carro, avião ou barco.
Gravidez, especialmente nas primeiras semanas e, especialmente, no período da manhã.
As infecções virais (gripe, otite ou infecção do ouvido).
Alguns medicamentos analgésicos (quimioterapia e opióides como a morfina).
Enxaqueca.
Intoxicação alimentar em ruína.
Alcoolismo.
Gastrointestinal (refluxo gastroesofágico, úlcera péptica).
A obstrução intestinal.
Irritação ou inflamação do estômago, intestino ou da vesícula biliar.
Os problemas psicológicos (eg, bulimia).
Dentre outros...


Formas de evitar o enjoo:

Fixar a vista no horizonte e manter o veículo arejado.
Num barco é melhor ficar na popa, a zona menos exposta à ondulação e, por conseguinte, a que menos se mexe.
No carro, o lugar do co-piloto permite dominar o horizonte com a vista.
No avião, peça um lugar perto das asas.
No comboio, escolha lugares dianteiros

Enjoo na gravidez

Os enjoos durante a gravidez é devido aos hormonios, ocorre alteraçoes hormonais no organismo das gestantes. Nào só o enjou é devido as alterações hormonais, mas também a pele, cabelo, espinhas pelo corpo. Existem mulheres que não sentem enjou, outras sentem apenas nos primeiros meses e tem aquelas que sentem durante toda a gravidez. Tudo por causa das alterações hormonais que o organismo sofre.

Fonte:

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.