Click here for Myspace Layouts

Translate

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 6 de maio de 2013

PERFIL DA ENFERMAGEM NO BRASIL

O COFEN fez uma analise de dados coletados nos conselhos regionais de enfermagem em 2010, com a analise desses dados pode-se traçar um perfil do profissional de enfermagem no Brasil. A conclusão foi que a maioria dos profissionais são técnicas de enfermagem, do sexo feminino, solteira, com idade entre 26 a 35 anos, mora na região Sudeste e no estado do Rio de Janeiro.
 
NOVA PESQUISA INICIADA EM 2012
 
Em fevereiro de 2012, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em parceria com a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), dará inicio à pesquisa que irá caracterizar o perfil de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em todo o País. A expectativa é a de que 60 mil profissionais respondam o questionário que resultará na pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, coordenada pela pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado. O material estará disponível para download na página eletrônica das instituições que compõem a pesquisa e também será enviado aos participantes pelos Correios.
A pesquisa nacional foi lançada em setembro de 2011 pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, e busca conhecer a realidade dos profissionais que atuam nesse campo da saúde, além de se transformar em uma importante ferramenta de gestão da saúde.
 
CATEGORIA PROFISSIONAL
 
Os profissionais de enfermagem são 1.449.583 profissionais em todo o Brasil (Dados de 2010). Desse total correspondem à categoria de enfermeiros 287.119 profissionais (19,81% do total), técnicos de enfermagem 625.862 profissionais (43,18% do total), auxiliares de enfermagem 533.422 profissionais (36,80% do total), parteiras 106 profissionais (0,01% do total) e não informados 3.074 profissionais (0,21% do total). A estimativa de profissionais de enfermagem em 2012 segundo COFEN é de 1.7000.000 em todo o Brasil.
 
 
 
 

FAIXA ETÁRIA

Os profissionais de enfermagem concentram-se na faixa etária de 26 a 55 anos, sendo a grande maioria está na faixa de 26 a 35 anos, a qual representa 35,98% do total dos profissionais de enfermagem do Brasil.
 
 
 

SEXO

A maioria dos profissionais de enfermagem é do sexo feminino, os quais correspondem a 87,24% dos profissionais do Brasil, já os do sexo masculino correspondem a 12,76% do total dos profissionais de enfermagem.
 
 

ESTADO CIVIL

A maioria dos profissionais de enfermagem são solteiros e casados, sendo 83,95% do total de profissionais de enfermagem.  Outro fato que fica evidenciado é a ocorrência de 9,35% do total de profissionais de enfermagem cadastrados sem a descrição do seu estado civil, isso representa 135.551 de profissionais de enfermagem. A maior parte dessas ocorrências está nos estados do Amapá (que não descriminou nenhum dos seus registros), Minas Gerais (48,82% dos profissionais do estado) e Ceará (24% dos profissionais do estado). Outro fato interessante é que 49,29% dos profissionais são solteiros, seria essa uma evidência da maldição de Florence Nightingale ou apenas uma coincidência? Deixe sua opinião nos comentários!
 
 

 

ENFERMAGEM POR 500 HABITANTES

A Organização Mundial para a Saúde (OMS) estabeleceu que o número ideal da existência de profissionais de enfermagem em proporção à população é de 1 profissional de enfermagem para cada 500 habitantes (1:500) (OMS, 2006). Na tabela 21, pode-se observar que no Brasil a quantidade de profissionais de enfermagem agrupada tem a proporção de 3,8 profissionais de enfermagem/500 habitantes, acima do recomendado pela OMS, porém, quando discriminado por categoria profissional, verifica-se que a categoria dos enfermeiros não atinge essa proporção, desconsiderando a categoria profissional das parteiras que está em extinção, as demais categorias profissionais apresentam resultados acima do recomendado.
 
 
Fonte:
 
 

Nenhum comentário:

Política de privacidade

" O conteúdo das matérias desse portal é de caráter meramente ilustrativo e informativo. Nenhuma informação obtida a partir deste conteúdo , deverá substituir , do ponto de vista ético ou legal , a orientação de um médico ( ou de outro profissional da área da saúde ) , em relação aos aspéctos preventivos, diagnósticos e de tratamento , das diversas doenças ou condições clínicas " .

Não é finalidade deste portal a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de diagnóstico aos usuários, tarefa esta reservada unicamente ao seu respectivo médico de confiança, como também não é finalidade deste portal republicar artigos como sendo de minha própria autoria, ou mesmo para fins lucrativos, comerciais. Este site tem apenas a finalidade de transmitir informações interessantes a leigos e profissionais de saúde como forma de esclarecimento, dando sempre créditos aos seus autores, sem nenhum fins lucrativos.

Tenho referenciado todos os textos com autoria e fonte. Quando possível publico também o site e informações de contato do autor. Se você deseja usar algum texto publicado nesse portal, por favor, referencie. Informe com clareza a autoria e a fonte.






"O futuro pertence aqueles que acreditam na beleza de seus sonhos..."

"Amar ao próximo é amar a si mesmo." Fonte: médicos sem fronteiras.


So Enfermagem

.
Márcia Florêncio. Tecnologia do Blogger.